Hridayananda Das Goswami e Sivarama Swami em Ujjain.
Por: Madhava Smullen para ISKCON News
26
de out de 2017
Boa
comunicação leva a um relacionamento saudável, como a Comissão do Corpo
Governamental da ISKCON e o guru da ISKCON Hridayananda Das Goswami viram este
mês.
O projeto
Krishna West de Hridayananda Maharaja começou em 2013. Mas devido à saúde
debilitada ele não tinha tido a chance de encontrar-se com todo o corpo do GBC
sobre isto, até este dia 15 e 16 de outubro, durante os encontros de meio-termo
deles em Ujjain, Índia.
Isto deixou
que o GBC ouvisse à distância sobre as apresentações do Maharaja do Krishna
West, nàs quais, por sua própria admissão, ele foi algumas vezes “crítico da
liderança da ISKCON.” Enquanto isso o GBC e alguns membros do público da ISKCON
desenvolveram concepções errôneas sobre a ideologia e fidelidade do Krishna
West.
O encontro
recente entre Hridayananda Maharaja e onze membros do GBC – que foi uma
interação positiva e amigável para todos – clareou muitas preocupações.
Krishna West é Parte da ISKCON, Não um Movimento Separado
[…]
No encontro,
e falando depois para o ISKCON News, entretanto, Maharaja esclareceu que o
Krishna West é um projeto da ISKCON, desenhado para servir a ISKCON ajudando-a
a se expandir e se desenvolver.
“Estou
interessado em cumprir a visão de Prabhupada, que ele expressou para mim
frequentemente, de que a ISKCON se tornasse uma grande religião mundial, e
tivesse influência significante na história deste planeta”, disse ele.
Como
Hridayananda Das Goswami visa fazer isto levou a outras preocupações.
O Krishna West Não Mina Srila Prabhupada
A ISKCON na
Índia, diz Hridayananda Maharaja, thriving e cheia de devotos jovens e
entusiásticos e de programas inspiradores. Mas no Ocidente, ele acha que as
métricas para o sucesso da missão ocidental não são bons atualmente.
“Baseado em
muitos anos de estudo das religiões mundiais e das próprias declarações de
Prabhupada, estou pessoalmente convencido de que para que a ISKCON se torne uma
força espiritual poderosa, relevante e atual no Mundo Ocidental, temos que
alcançar um maior nível de integração na sociedade”, diz ele.
A integração
pretendida envolveria apresentar a consciência de Krishna no Ocidente sem
quaisquer do que Maharaja chama de suas armadilhas “etnicamente indianas”, tais
como roupa, estilo de música e culinária.
[…]
Krishna West Não Concilia os “Princípios Fundamentais”
[…]
Hridayananda
Maharaja explica além disso para o ISKCON News que durante o período dos
sessenta e setenta quando Srila Prabhupada estabeleceu seu movimento, os gurus
indianos e os caminhos espirituais eram uma tendência dominante e as pessoas
eram muito mais receptivas a este tipo de apresentação. De acordo com ele, este
fenômeno acabou muito tempo atrás, então uma abordagem diferente é necessária agora.
Maharaja aponta para a própria flexibilidade de Prabhupada ao apresentar o
Gaudiya Vaishnavismo para o Mundo Ocidental como um precedente.
[…]
Maharaja
cita o capítulo seis do Bhakti Rasamrita Sindhu, no qual Rupa Goswami cita os
princípios fundamentais de Bhakti Yoga, que não podem ser mudados, acompanhados
dos detalhes, que podem ser. Do ponto
de vista de Maharaja, o Krishna West está seguindo estritamente os ensinamentos
de Prabhupada por permanecer inconciliável nos princípios fundamentais, enquanto
munda alguns detalhes.
[…]
O próprio
Prabhupada nos urge, por exemplo, em seu significado ao Bhagavatam 4.8.54, para
aceitarmos todos os riscos e fazermos todos os ajustes para que a consciência
de Krishna seja conveniente para o povo ocidental.
Hridayananda
Maharaja diz que o Krishna West apresenta a essência do programa de Srila
Prabhupada – cantar Hare Krishna, explicar o Bhagavad-gita e dar prasada às
pessoas – mas feito de um modo que “não requeira que as pessoas tornem-se
etnicamente indianas.”
Enquanto já
há vários programas na ISKCON que introduzem as pessoas à consciência de
Krishna com uma apresentação ocidental, Maharaja diz que a diferença com o
Krishna West é que ele não é uma “propaganda enganosa”. (bait and switch)
“Eu acredito
que se usamos uma apresentação ocidental simplesmente como uma isca para atrair
as pessoas e uma vez que elas são fisgadas na consciência de Krishna nós os
indianizamos – no Ocidente – então nós nunca iremos realmente ter um movimento
que muitas pessoas queiram entrar”, diz ele.
Respeito Mútuo e Apoio
Enquanto
Hridayananda Maharaja obviamente tem ideias fortes sobre o que é necessário
para reviver a ISKCON no Mundo Ocidental, ele esclarece que em última instância
ele quer apenas que a ISKCON se torne um “movimento relevante e poderoso” e
apoia qualquer modo que possa ser feito.
“Será bom se
o Krishna West puder ter um papel grande nisto”, diz ele. “Mas se outros
devotos, com outro projeto, puderem alcançar isto, eu ficarei contente. Isto é
apenas o melhor que eu posso fazer. Minha preocupação maior não é que meu
projeto seja exitoso, mas que a ISKCON seja exitosa.”
Na
declaração conjunta lançada após o encontro do GBC está claro que o GBC está
querendo trabalhar com Hridayananda para este objetivo. “O Corpo do GBC e
Hridayananda Das Goswami estão se esforçando conjuntamente em direção a uma
melhor integração do Krishna West dentro da estratégia de pregação geral da
ISKCON”, lê-se em um parágrafo.
Ao fazer
isto, Praghosa do GBC disse que houve um acordo geral de que quando atenderem
aos centros da ISKCON, os defensores do Krishna West respeitariam as normas e
os padrões daquele centro e que, igualmente, todos os devotos da ISKCON
respeitariam as normas e padrões nos programas do Krishna West.
Um Entendimento Comum da Posição de Srila Prabhupada
Uma outra
questão discutida no encontro foi o fato de Hridayananda Das Goswami ter
anteriormente feito declarações que o GBC achou que poderiam ser interpretadas
como minadoras da posição de Srila Prabhupada. Estas incluíam Maharaja dizendo
que Srila Prabhupada era “condicionado culturalmente” para explicar algumas das
declarações mais controversas de Prabhupada.
Para
retificar qualquer mau entendimento ou dúvida, a declaração conjunta asseverou
um entendimento comum da posição de Prabhupada: “Como um maha-bhagavata
liberado, Srila Prabhupada apresentou perfeitamente os ensinamentos do Senhor
Krishna e dos acaryas anteriores” lê-se. “Declarações controversas ou
paradoxais devem ser entendidas e explicadas de um modo que mostre veneração
apropriada para com Srila Prabhupada e proteja sua dignidade como o
Fundador-Acarya da ISKCON e um devoto puro do Senhor Krishna.
Esperando por um Futuro Positivo, Livre de Criticismo
Cimentando
além disso a fé do GBC em Hridayananda Das Goswami, o Corpo do GBC também lhe
pediu durante o encontro para servir como o co-GBC para o Brazil com
Dhanvantari Swami. As qualificações de Hridayananda Maharaja para a posição
incluem desenvolver o movimento no Brasil e trabalhar com os devotos lá por quarenta
e três anos.
De tudo,
Praghosa diz, o encontro foi exitoso em seus intentos de acalmar as tensões e
clarificar as preocupações, particularmente a posição de Srila Prabhupada como
um maha-bhagavata liberado.
[…]
Enquanto o
GBC e Maharaja continuam a buscar um caminho adiante mutuamente benéfico e
encorajador, eles também pedem que a assembleia de devotos mantenha uma atitude
respeitosa diante de todas as partes envolvidas e evitem o criticismo de ambos
os lados da questão.
Notícia relacionada: Declaração Compartilhada do Corpo do GBC & SS Hridayananda Das Goswami
Licença da tradução Creative Commons – Atribuição – Não Comercial –
Compartilha Igual 4.0 Internacional.
Tradução por David
Britto, em 05 de dezembro de 2017.
Convido os leitores a, por favor, me
avisarem de possíveis erros de tradução, gramática e digitação.
Disponível
no blog Notícias Vaisnavas Internacionais e no Facebook
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