sexta-feira, 18 de maio de 2012

Cerimônia de Instalação de Simantini Devi Mayapur


Cerimônia de Instalação de Simantini Devi
http://mayapur.com/node/1706                            
por webdasa em Qui,11-05-2012 15:43.

No dia depois de nosso festival anual de Nrisimha Chaturdasi tivemos um programa especial no Templo Rajapur Jagannath. Estamos felizes de anunciar para toda a comunidade de devotos a conclusão da construção do pequeno, mas importante templo para Srimati Simantini Devi no complexo do Jagannath Mandir em Rajapur, Sri Mayapur Dham. A construção deu-se sob a guia e supervisão de Sua Graça Jananivas Prabhu, o pujari chefe do Sri Mayapur Candrodya Mandir. Ele é dedicado à grande Vaishnavi do Senhor, Srimati Simantini Devi, que não é outra senão Srimati Parvati Devi. Ele irá executar a função de aceitar prasada antes da distribuição, como Vimala Devi em Puri Dham.

A cerimônia de instalação aconteceu alguns dias atrás, no dia depois do Nrisimha Chaturdasi. As festividades foram em grande escala com abhishek completo de Gauranga Mahaprabhu e Srimati Simantini Devi por todos os devotos. Em seguida ao abhishek de vários itens auspiciosos, incluindo pétalas de flores, as deidades foram levadas para sua nova casa, onde uma sudarshan foi instalada em cima, no topo de templo também com abhishek. Muitos devotos seniores, incluindo S.S. Jayapataka Swami Maharaj e Jananivas Prabhu falaram algumas palavras descrevendo o significado deste projeto.
Por favor, visite nossa galeria para mais fotos:






Sobre a Murti:

Srimati Simantini Devi meditando no Senhor Gauranga
A murti representa Parvati Devi cantando e meditando no Senhor Gauranga, como descrito no Sri Navadvipa Dham Mahatmya e sob a direção de S.G. Jananivas prabhu. A murti foi esculpida em mármore em Jaipur.
Sobre o templo:


O templo está localizado entre o Jagannath Mandir e a figueira do Senhor Siva, onde de acordo com o Vastu atrairá muitos visitantes e se tornará algo como que um ponto de referência na área. A característica única do templo é que ele é todo revestido com relevos em terracota, inspirado nos famosos templos vaisnavas de Vishnupur, depois de uma visita feita por S.G. Jananivas prabhu, S.G. Nitai Prasad prabhu, e Drdha Vrata prabhu.

O modelo e a arte do Templo e da Deidade são o resultado da perícia do talentoso devoto Drdha Vrata prabhu.

Sobre a história:
S.G. Jananivas prabhu narrou para nós que, uma vez, durante o Navadvip Mandal Parikram, sob a guia de Sua Santidade Jayapataka Swami, os devotos chegaram a Simantadvip, perto de Belpukur. No local, onde é dito ser o local de origem de Simantini Devi, há um pequeno templo, que tem apenas deidades temporárias de barro para os festivais e uma Shiva Linga como a deidade permanente. Um devoto sugeriu fazer uma doação de uma Deidade de mármore de Parvati para o templo. No local, alguns fundos foram coletados, mas aí S.S. Jayapataka Maharaja se opôs à idéia já que não-Vaishnavas viriam para aquele templo e ofereceriam comida tamásica, o que é contra nossos padrões e seriamos incapazes de manter um pujari lá.
Ao invés disto, ele sugeriu que construíssemos um templo para Simantini dentro do complexo do Jagannath Mandir em Rajapur, que está situado também em Simantadvipa. Sua Santidade explicou que a tradição que é seguida em Puri Dham é que a Prasada é removida do altar do Senhor Jagannath é imediatamente oferecida primeiro à Vimala Devi (Parvati Devi) e somente então é oferecida aos devotos e peregrinos. Assim, ele sugeriu que nós também poderíamos oferecer a mahaprasada do Senhor Jagannath para Simantini Devi.

Simantadvipa é um local muito histórico e muitos passatempos nectáreos aconteceram lá. É a segunda ilha de Sri Navadvipa Dham e personifica a doçura devocional de Sravanam, ouvir sobre os passatempos do Senhor. Foi onde Sri Chaitanya Mahaprabhu liberou o Chand Kazi, o Magistrado Mulçumano.
Tradução por David Britto em 18 de maio de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário