segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Bhagavad-gita Como Ele É e Bhagavata Purana Lançados em Chinês

por: Equipe ISKCON News em 24 de jan de 2014

Representantes da Editora de Ciências Sociais da China [CSSP] e da Embaixada da Índia em Beijing [Pequim], a tradutora da BBT Jahnavi Devi no evento que celebra o lançamento do Bhagavad-gita Como Ele É e do Bhagavata Purana em língua chinesa em Beijing.
[...]

Anteriormente, a tradução direta do Mahabharata do sânscrito para o chinês concedeu ao CSSP seu primeiro prêmio governamental de publicação.

Representantes do CSSP falam sobre a importância das duas obras lançadas.

Especializada em publicações acadêmicas, o CSSP sempre deu muita importância em publicar os frutos culturais da antiga Índia. Até agora, o CSSP publicou mais de 30 livros acadêmicos sobre a riqueza da cultura e estudos da Índia [...]
[...]

Características especiais tais como texto sânscrito original, transliterações romanizadas do texto sânscrito, palavra por palavra do sânscrito para o equivalente chinês, traduções e comentários conferem a autenticidade literária do livro e valor acadêmico.

Jahnavi Devi (esquerda) fez um maravilhoso trabalho de tradução destes livros em chinês.

 […]

…um projeto de proporções históricas executado individualmente com perseverança e dedicação por Jahnava Devi por mais de 19 anos. Seus esforços demandam respeito e admiração e ecoam a comparável tarefa hercúlea de Xuanzang, concedendo a ela o título de “Xuanzang Moderna”. Indólogos e historiadores saberão que Xuanzang é um famoso monge chinês, acadêmico e tradutor que no século 7 DC fez uma viagem de 17 anos pela Índia para trazer os ensinamentos Budistas para a China.[...]
[...]

A multidão aplaude Jahnavi Devi for sua enorme contribuição para as relações Sino-Indianas.
[...]

Fonte: iskconnews
Tradução e resumo "[...]" por David Britto, 27 de jan de 2014
     Por favor, me informem qualquer erro de tradução, gramática ou digitação para correção.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

A Profecia do Templo do Planetário Védico





Este templo magnífico é o cumprimento de uma profecia divina. Quinhentos anos atrás, Sri Nityananda — a encarnação misericordiosa do Senhor — revelou o templo para Jiva Gosvami [vídeo] quando eles viajavam por Sri Navadvipa-dhama juntos. No final dos anos 1800, Srila Bhaktivinoda Thakura — o grande santo vaisnava bengali — levantou-se de sua sacada ao lado do Rio Jalangi e teve uma visão do mesmo templo [vídeo], rodeado por uma cidade transcendental. Depois, Sua Divina Graça Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati e seu discípulo Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada trabalharam incansavelmente para estabelecer Sridhama Mayapur como um centro espiritual global nas margens do grande Ganges na Bengala Ocidental.

[...]
                   Srila Prabhupada março de 1972 (dentro da escavação) executou pessoalmente
                                a cerimônia de fundação e instalou a deidade de Ananta Sesa.

Em março de 1972, tivemos o primeiro festival de Gaura-Purnima da ISKCON em Sridham Mayapur. Durante aquele festival, uma pequena Radha-Madhava veio de Calcutta e ficaram presidindo o programa. Nesta época, apenas o bhajan-kutir estava na área, então tivemos um grande programa no pandal. Foi naquele pandal, ou no Gaura-Purnima, ou em um dos dias próximos a este, que Srila Prabhupada executou a cerimônia de fundação do Templo do Planetário Védico. Um buraco de aproximadamente 4 ou 6 metros de profundidade foi escavado, e Srila Prabhupada pessoalmente executou a cerimônia de fundação e instalou a deidade de Ananta Sesa. Há uma foto de Srila Prabhupada lá embaixo no buraco, e também fotos do sacrifício de fogo que foi executado. Bhavananda Prabhu estava lá, e Acyutananda Prabhu estava lá. Srila Prabhupada convidou todos os seus irmãos espirituais e muitos deles vieram e ajudaram com o programa. No final da cerimônia, o buraco foi tapado e a Ananta Sesa ainda está lá naquele local.
A localização da cerimônia foi a leste do bhajan-kutir no lado sul de nossa terra. Foi aproximadamente a cinquenta metros do bhajan-kutir. Naquela época, tínhamos apenas nove bigas de terra, três acres, que tinha sido o lote que Tamal Krishna Maharaja tinha comprado para Srila Prabhupada. O prédio do lótus foi construído em uma extremidade e a estrada Bhaktisiddhanta era a outra extremidade. Onde o longo prédio está agora era o limite norte.


Srila Prabhupada com seus irmãos espirituais durante a cerimônia
de fundação do Templo do Planetário Védico.
Depois, em 1977, a última vez que Srila Prabhupada esteve aqui em Mayapur, foi apresentado a ele agora nós tínhamos mais terras no lado leste e que esta seria uma localização muito melhor para o templo; não tão perto da estrada e mais espaço. Srila Prabhupada sancionou isto, mas ele nunca foi pessoalmente à cerimônia de assentamento da fundação. Isto foi feito na borda da pequena floresta que está fora perto do Gurukula. Os discípulos de Srila Prabhupada assentaram esta fundação e Anantadeva. Mas naquela mesma noite, alguém de fato veio e cavou o buraco e roubou a Ananta Sesa. Era um local muito isolado naquela época.
Exatamente agora, tivemos a cerimônia de início das obras com Ambarisa Prabhu e Bhavananda Prabhu. Srila Prabhupada disse a Ambarisa para fundar este templo, há uma filmagem disto, algum filme, e ele se empenhou todos esses anos e está agora bem aqui, e está vindo com o dinheiro. E eu diria que Bhavananda Prabhu provavelmente teve mais instrução sobre este Templo do Planetário Védico do que qualquer outro. Por ele ter sempre estado aqui, ele era o codiretor de Mayapur e esteve aqui por muitos anos enquanto Srila Prabhupada estava aqui. Então, Prabhupada frequentemente lhe dizia o que queria. Ele queria o templo com um domo grande e o candelabro dentro, o universo deveria estar se movendo. Deveria haver escada rolante, escada móvel. Ele deu a altura e tudo deste modo. Ele instruiu Bhavananda que queria grandes Radha-Madhava e asta-sakhi, e o Panca-tattva deveria estar lá, com 2 metros de altura. E Srila Prabhupada também queria um altar do parampara. Assim, ele estava falando muitas coisas para Bhavananda sobre o templo. E Bhavananda está aqui depois de tantos anos. Parece que as pessoas originais a quem Srila Prabhupada confiou este trabalho, de um jeito ou de outro se juntaram e está começando a acontecer após todos esses anos.


Primeira maquete do Templo do Planetário Védico mostrado à Prabhupada em 1971

Havia uma carta de Srila Prabhupada para Dinesh Babu onde ele descreve nosso projeto de Mayapur. Ele disse iríamos conseguir ajuda do governo, precisaremos deste tanto de terra e gastaremos este tanto de dinheiro. Então ele disse,
Os planos e contemplações estão caminhando em diferentes fases, agora quando Caitanya Mahaprabhu estiver satisfeito isto vai começar.
- Srila Prabhupada, Carta para Dinesh Babu
Assim, mesmo que tenhamos o dinheiro, a sanção do Senhor Supremo ainda é necessária. Sem Sua sanção nada pode acontecer. Assim, parece que o desejo do Senhor Caitanya está lá agora. A terra está limpa, o modelo foi aceito, o teste de estacas começou. Todos estão em acordo, pelo menos todas as autoridades. Está acontecendo agora, o desejo do Senhor Caitanya está lá.
Este é um momento muito auspicioso e historicamente importante também. Finalmente, após todos estes anos, este templo está sendo construído. Há predições dadas no Sri Navadvipa-dhama-mahatmya. O Senhor Nityananda Prabhu disse a Srila Jiva Goswami que após a partida de Mahaprabhu, o Ganga virá e inundará toda a área por uma centena de anos. Então, pelos próximos trezentos anos, o Ganga se moverá em volta e todos os locais de passatempos serão varridos. Então, Ele disse, depois disto, novamente a tarefa de revelar o dhama começará novamente intensamente. Assim, isto corresponde a exatamente o momento quando Srila Bhaktivinoda Thakura estava aqui e redescobriu o local de nascimento do Senhor Caitanya. Então, Nityananda Prabhu diz que muitos ghatas de banho serão construídos no Ganga, o que estamos vendo acontecer agora. Há apenas alguns dias, acho que era o dia da cerimônia de início das obras, recebemos a confirmação do Ministério de Turismo de que eles gastarão vários milhões de rúpias para construir um belo ghata onde o Prabhupada ghata está. Isto é para promover o turismo; trazendo pessoas em barcos rápidos de Calcutta e outros lugares. Eles iam construir em algum outro local, mas quando viram que todos estão vindo para a ISKCON de qualquer modo, disseram que se déssemos a terra eles iriam construir para nós. Assim, isto também parece bem a tempo, e tudo aparenta ser muito auspicioso. Esta é a predição de Nityananda Prabhu, assim isto está acontecendo.
... eu diria que Bhavananda Prabhu provavelmente teve mais instrução sobre este Templo do Planetário Védico do que qualquer outro. Por ele ter sempre estado aqui, ele era o codiretor de Mayapur e esteve aqui por muitos anos enquanto Srila Prabhupada estava aqui.
- S.G. Jananivas Prabhu
E o Senhor Nityananda também diz que muitos prédios residenciais florescerão em Mayapur. Isto estamos vendo também. Assim que você chega a Mayapur você pode ver. Centenas de casas estão aparecendo e todos são devotos. Nityananda Prabhu disse que todos eles terão deidades em suas casas. Você vai para qualquer uma destas casas e verá que todas têm Jagannatha, Mahaprabhu, Nityananda ou Radha-Krishna. E você sempre ouvirá o kirtana vindo da casa deles. Assim, isto é outra predição que está acontecendo agora.
Ambarisa Prabhu está colocando uma das grandes placas de cobre, com vários símbolos védicos entalhados, em um dos quatro cantos do local de construção do templo.
Assim, o Senhor Nityananda fala deste adbhuta-mandira. Prabhupada nunca mencionou esta palavra adbhuta. Mas na verdade ele disse isto em inglês. Adbhuta significa impressionante ou maravilhoso e Prabhupada disse maravilhoso.
Vocês garotos europeus e americanos estão acostumados a fazer coisas maravilhosas então vão para Mayapur e construam algum arranha-céu.
Esta foi sua explicação do adbhuta-mandira. É um projeto muito, muito maravilhoso.
E Nityananda Prabhu disse, gauranga nitya-seva haibe vikasa, que deste templo, o serviço ao Senhor Gauranga se espalhará por todo o mundo. Como você serve Gauranga Mahaprabhu? Cantando Hare Krishna. Este é o principal serviço. Ele veio para dar isto, o santo nome. Assim, deste templo, o cantar de Hare Krishna vai para todas as cidades e aldeias do mundo. Prabhupada descreve isto como uma inundação de amor de Deus. Ele disse em um significado do Sri Caitanya-caritamrita, “Em Sridham Mayapur há às vezes uma grande inundação depois da estação chuvosa. Isto é uma indicação de que do local de nascimento do Senhor Caitanya a inundação do amor de Deus deve ser espalhada por todo o mundo, pois isto ajudará a todos, incluindo homens idosos, homens jovens, mulheres e crianças.” Isto acontecerá deste templo. Assim, temos que construir este templo, pelo menos podemos fazer este tanto. Então, depende do Senhor quando o santo nome se espalhará por todas as cidades e aldeias. Claro, esta é a ambição de cada devoto na ISKCON, ou pelos menos costumava ser. Estamos apenas ansiando por este dia. Esta é nossa ambição, nosso sonho.
Srila Prabhupada disse que na verdade este templo já existe, Bhaktivinoda Thakura o viu. Ele disse que o Senhor deseja algo e através de Sua iccha-sakti isto se torna automaticamente manifesto. Mas isto existe espiritualmente. Bhaktivinoda Thakura pôde ver. Mas nós temos que ir e colocar os tijolos e cimento e tudo. Temos que construí-lo. Prabhupada disse que assim como Krishna mostrou a Arjuna no campo de batalha que Ele já tinha matado todos, mas Arjuna tinha que ir e lançar suas flechas e ser o instrumento. Deste modo, ele ganharia o crédito. Assim, Arjuna fez aquilo e tornou-se o herói da batalha de Kuruksetra. Assim, Prabhupada disse do mesmo modo, vocês têm que sair e construir este templo. Se vocês não fizerem isto, alguém mais sairá e o construirá mais tarde e eles ganharão o crédito. Mas é melhor que vocês o construam e ganhem o crédito. Prabhupada deu esta instrução para estabelecer este templo, e podemos esperar que isto ocorra. Tudo está acontecendo de acordo com as predições dadas.
Muito provavelmente, este é um dos maiores projetos de pregação de nossa época. Seguindo os passos de Srila Bhaktivinoda Thakura, que estabeleceu o primeiro templo em Sri Dham Mayapur, esperamos que todos “contribuam com o que puderem” para o sucesso da construção do templo de Mahaprabhu.
Obrigado,
Hare Krishna
[...]
       O domo do ToVP tem maior altura e largura do que outros domos no mundo.





Aquele que constrói ou ajuda a construir um templo do Senhor Vishnu torna-se liberado juntamente com oito gerações de seus antepassados.
                    Agni Purana
         Participe deste momento profético histórico doando qualquer quantia aqui

Tradução e resumo “[...]” por David Britto, 23 de janeiro de 2014
     Por favor, me informem qualquer erro de tradução, gramática ou digitação para correção.