quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Cantar Hare Krishna Pode Ajudar na Ansiedade e Esquizofrenia

Estudo de Neurologista Mostra que o Maha-Mantra Poderia Ajudar na Ansiedade e Esquizofrenia

Por: Madhava Smullen para ISKCON News

em 15 dez 2016



O maha-mantra Hare Krishna poderia acalmar a mente e ajuda na ansiedade, de acordo com nova pesquisa

Dr. Viveck Baluja, um neurologista do Hospital Henry Ford em Detroit, começou um estudo sobre os efeitos do maha-mantra Hare Krishna no cérebro que já rendeu descobertas animadoras e impressionou a equipe do hospital. 

Dr. Baluja (Vinaya Gauracandra Das), foi inspirado a embarcar no projeto por seu guru Jayapataka Swami e siksa guru Nidra Dasi.
[…]

Vinaya Gauracandra começou seu estudo observando os efeitos do maha-mantra no cérebro de um sujeito teste – ele próprio – usando MEG, uma técnica de neuroimagem para mapear a atividade do cérebro. 

Primeiro, as ondas cerebrais do sujeito foram observadas em um estado de paz e repouso. Depois, as ondas cerebrais foram remedidas após o sujeito cantar quatro voltas do mantra Pancha Tattva, seguido de meia hora do maha-mantra Hare Krishna. Em seguida, a diferença foi gravada.
Os achados foram incríveis.

“Os dados mostraram que o cérebro não está realmente repousado no assim chamado estado de repouso”, diz Vinaya. “Seu cérebro continua a constantemente lhe dar informação. Após cantar, entretanto, os dados mostram quase nenhuma ativação cortical, ou atividade cerebral. Isto é muito interessante porque mostra que você foi realmente capaz de acalmar o cérebro.”



Este dado mostra o cérebro em repouso. Note que ele não aparece realmente repousado. Há ativação das áreas de envio (vermelho) e áreas de recebimento (verde)

O que é revolucionário sobre isto é que de acordo com Vinaya, o único método que os médicos atualmente têm para diminuir tal atividade cerebral é a medicação anti-epilética. Isto é usado como uma medida terapêutica para tratar pacientes com ansiedade, esquizofrenia e outras dessas desordens mentais.
“Voluntariamente diminuir sua atividade cerebral, nunca se ouviu falar”, diz ele. “Mas nossos achados mostram que podemos criar os mesmos efeitos terapêuticos da medicação ao cantar o maha-mantra Hare Krishna. Isto é muito animador.”


Aqui vemos o cérebro após quatro voltas do mantra Pancha-tattva e 30min do maha-mantra Hare Krishna. Note a diminuição da ativação no cérebro e mais repouso do que no ‘estado de repouso’
[…]

Os dados mostraram que atrás do cérebro, na área do Cerebelo – que está associada com ajuste fino e equilíbrio e está sob mais ativação automática – havia mais controle e mais estimulação após o cantar”, explicou ele.


Durante o cantar, amplitudes mais baixas são vistas nas regiões central e frontal do cérebro. Mas, amplitudes mais altas são vistas nos canais posteriores, o qual pode refletir mais atividade cerebral no cerebelo. 

O Quadro de Institucional de Avaliação no Herny Ford também aprovou um levantamento de 95.000 participantes para receber suas percepções retrospectivas do cantar.
[…]

“O Movimento ISKCON se beneficiará pela metragem de sucesso”, diz ele. “Esses dados são cruciais para se poder apontar o efeito da intervenção de Srila Prabhupada no mundo de um modo científico.
[…]

Para participar da avaliação com sua experiência com o Maha-mantra e ajudar a dar apoio ao estudo do Dr. Baluja, por favor, clique aqui





https://3.bp.blogspot.com/-A0q34vWRXfo/WdT-yCvet7I/AAAAAAAADjY/bkHpVmIzw187glKTEeIy2Z5QdBNwWtOwgCLcBGAs/s1600/cc%2B4.png




Reprodução da tradução Livre CC, desde que atribuídas as autorias, fontes e não seja comercial. 
Fonte: Iskcon News
Tradução por David Britto, em 05 de outubro de 2017.
Convido os leitores a, por favor, me avisarem de possíveis erros de tradução, gramática e digitação.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário