sábado, 29 de dezembro de 2012

Atualizações do Projeto Baladeva Vidyabhusana

terça-feira, 20 Dez 2012

por Demian Martins 


Esta antiga pintura se encontra no  Radha-Gokulananda mandir em Vrndavan 



Manuscrito original do Govinda-bhasya escrito à mão por Baladeva Vidyabhusana

Estou feliz em anunciar publicamente a descoberta de dois manuscritos escritos a mão pelo próprio Srila Baladeva Vidyabhusana: um se chama “Sabda-sudha”, datado de 1801 Samvat (1744 D.C.), e o outro é chamado de “Laghu-siddhanta-kaustubha”, sem data. Até agora, estes tratados eram desconhecidos e não há menção deles em nenhum dos catálogos Gaudiya principais. No entanto, podemos inferir que eles são realmente textos referidos como “Pada-kaustubha” e “Vyakarana-kaumudi” nas listas que sempre vemos. Uma peculiaridade importante dos manuscritos do Sabdha-sudha é que Srila Baladeva Vidyabhusana menciona o nome de seu pai: Gangadhara Manikya. Esta evidência resolverá uma controvérsia de mais de uma centena de anos a respeito da paternidade de Vidyabhusana. Alguns alegam que ele nasceu numa família vaisya; alguns alegam que ele nasceu numa família ksatriya; e outros alegam que ele nasceu numa família brahmana. Apenas uma informação histórica acurada baseada em evidência documentada pode evitar este tipo de especulação, por definição um homem não pode nascer um três famílias diferentes ao mesmo tempo. Manikya parece ser um título ksatriya comum, mas apenas após pesquisa detalhada sobre os Manikyas em Orissa seremos capazes de chegar a uma conclusão.

Fui afortunado bastante também de adquirir uma cópia do manuscrito original do Govinda-bhasya assinado por Srila Baladeva Vidyabhusana. Graças à Missão Nacional por Manuscritos eu obtive uma lista de contatos que guardam coleções privadas de manuscritos e a maioria dos proprietários estão cooperando em deixar-me copiar os textos que preciso. Eu encontrei pessoalmente o líder da Vallabha-sampradaya, que prontamente concordou em compartilhar quaisquer manuscritos de Vidyabhusana que eles possam em suas bibliotecas que são de quase quinhentos anos. Também falei com o líder da Nimbarka-sampradaya, que prometeu nos ajudar. Eles têm várias bibliotecas de manuscritos antigos em muitos locais na Índia. Infelizmente, os Gaudiyas são as pessoas menos cooperativas que eu encontrei. Na Bag Bazaar Gaudiya Math em Kolkata, eu não fui nem mesmo permitido ver a biblioteca e na Sri Caitanya Research Institute, também em Kolkata, eles recusaram me deixar tirar fotos de algumas páginas de um livro impresso. Curiosamente, algumas vezes os devotos me perguntam porque tantos livros Gaudiya estão perdidos. Não posso dar uma melhor resposta do que a prevalência deste tipo de atitude não cooperativa.

Quanto às bibliotecas do governo, cada uma tem suas próprias séries de regras. Na Sarasvati-bhavan em Varanasi eles têm 25 manuscritos de Vidyabhusana e com a ajuda de um pandita estamos no caminho de conseguir cópias de todos eles. Na Sanskrit College em Kolkata eles me permitiram copiar seus manuscritos após eu passar por um processo burocrático. Na Bangiya Sahitya Parisad eles têm uns poucos títulos, mas devido às suas exorbitantes taxas (50 rúpias por página) [1,86 reais], eu saí de mãos vazias.

O Projeto Baladeva Vidyabhusana tem os seguintes objetivos primários:

1.   Busca de manuscritos perdidos. (Tais como os comentários a nove Upanisads, Srimad Bhagavatam, etc)
2.     Preservar digitalmente manuscritos existentes em bibliotecas diferentes.
3.     Preservar digitalmente todas as edições de livros de Vidyabhusana.
4.     Preservar digitalmente artigos escritos sobre Vidyabhusana.
5.      Digitar todos os textos originais em sistema unicode digital, que pode ser convertido em caracteres Devanagari, bengali e Oriyan.
6.     Preparar uma edição crítica de cada trabalho.
7.     Traduzir todas as obras para o Inglês.
8.     Publicar todas as traduções com o texto Devanagari original.
9.   Investigar e verificar dados biográficos existentes de Vidyabhusana, incluindo evidências históricas do conflito entre o Gaudiyas e os Ramanandis do Rajastão.
10.    Publicar um trabalho biográfico abrangente.

Tenho viajado extensivamente e me dedicado integralmente a esse trabalho de pesquisa. Gostaria de poder visitar todos os centros principais de repositórios de manuscritos por toda a Índia, mas estou trabalhando sozinho e não tenho assistência financeira para ser capaz de financiar isto, eu peço humildemente àqueles que entendem a importância deste projeto para contribuírem para que ele possa ser plenamente exitoso. 

As despesas estimadas são as seguintes:

1. Viajar na Índia (de trem tanto quanto possível): U$ 150 por mês
2. Alojamento durante viagens: U$ 210 por mês
3. Fotocópias, escanear, taxas das bibliotecas: U$ 120 por mês


Assistência das seguintes formas também são necessárias:

1.    Entrar em contato com bibliotecas e institutos de pesquisa na Índia e no exterior.
2.    Localizar e adquirir textos.
3.    Digitando Devanagari e textos em Bengali transliterado no alfabeto latino.
4.     Revisão de textos transliterados.
5.    Editando e publicando.

Para visualizar amostras dos manuscritos descobertos e ler mais detalhes sobre o Projeto Baladeva Vidyabhusana, por favor, visite o link abaixo onde eu também posto um diário breve compartilhando os principais acontecimentos, descobertas e dificuldades em meu trabalho diário.

Para perguntar, doar ou prestar assistência a qualquer título, entre em contato com Dr. Demian Martins em bkdemian@sify.com

Dr. Demian Martins é brasileiro veja mais aqui

Notícias relacionadas 1234, 5 e 6

Fontes: dandavats
             Vidyabhusanaproject.blogspot
Tradução por David Britto, 29 de dezembro de 2012

Maestro de Sitar, Pandit Ravi Shankar Morre aos 92 na Califórnia

por Priya Menon para o The Times of India em 12 Dez 2012



O maestro de Sitar Pandit Ravi Shankar faleceu em San Diego, EUA, na tarde de terça [11 de dezembro]. Ele deu entrada no Hospital Scripps Memorial na última quinta depois de reclamar de falta de ar. Ele tinha 92 anos.


Ravi Shankar e George Harrison (Imagem: movies.ndtv.com)

O primeiro Ministo da Índia manifestou condolências à morte do músico que foi o “embaixador global da herança cultural da Índia”.

“Ele trouxe a música clássica indiana para a América do Norte. Com a colaboração dos Beatles, ele a levou para um nível mundial. Ele estava sempre à procura de novos talentos e introduziu muitos músicos Carnáticos e Hindustanis no ocidente,” [...]

[...] Ele também trouxe a sitar, um instrumento quase desconhecido, para os maiores patamares, disse.



Tradução e resumo por David Britto, 29 de dezembro de 2012


quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Sequestros de Vacas Sagradas de Vrindavan





Archak Das: este é um apelo aberto para qualquer pessoa residente em Vrindavan. Você deve ter notado até agora que, mesmo antes do inverno começar, 60% das vacas de Vrindavan estão faltando. Onde elas estão? Você deve se perguntar. Mas todos nós sabemos a resposta para esta questão. Elas têm sido levadas pelos açougueiros. Demônios em vestes de homens as pegam para os matadouros onde elas primeiro são separadas de seus bezerros e depois têm uma morte lenta e extremamente dolorosa.
[...]

Nós podemos mudar a situação tomando a responsabilidade de assegurar que o incidente de 23 de outubro nunca se repita, quando 12-15 vacas foram levadas do Chaitanya Vihar por açougueiros ostentando armas. Nós aqui, na Equipe de Proteção à Vaca (Cow Protection Team), de Vrindavan (Gau Raksha Dal, Vrindavan) somos dedicados a servir a mãe vaca dia e noite.
[...]

Convidamos qualquer um e a todos para bondosamente vir e nos dar a mão. Você pode ajudar como puder, que pode ser nos ligando quando você vir vacas precisando de proteção, abrigo, atenção médica ou outra necessidade A QUALQUER HORA DO DIA OU DA NOITE.
[...]

Patrulhamos as ruas de Vrindavan toda noite de 23:00 às 4:00. Recebemos qualquer um que, de braços abertos que possa ajudar neste serviço.
[...]

Archak Das & Pranshu Sharma 09897904111 , 09997462111, 09760287756 Note : no momento somos apenas duas pessoas fazendo tudo sob a guia de SG Kurma Rupa Prabhu (CARE FOR COWS)  HG Satish Kumar Ji (GAU RAKSHA DAL ,PUNJAB). Por favor, venha e nos ajude com o que puder.
[...]

CANTE E PROTEJA GAU MATA

Fonte Dandavats Veja mais em Iskcon News


quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Templo do Planetário Védico, Vídeo de Apresentação (Legendas em Pt Br e En, Sem Entrevistas)


Vídeo com legendas em Português Br e Inglês (sem entrevistas)

ToVP Vídeo de Apresentação para os GBCs e Vaisnavas Reunidos 2012

Templo do Planetário Védico sendo construído em Mayapur, West Bengal, Índia

Vídeo Completo: aqui ou aqui
                 
Transcrição do inglês e tradução para o português Creative Commons por David Britto baixar aqui

Veja também: aqui
------------------------------------------

Temple of the Vedic Planetarium, been constructed at Mayapur, West Bengal, Índia.

ToVP Video Presentation to the GBCs and Assembled Vaisnavas 2012

Full Video: here or here

See also: here

Transcription of English and Translation to Portuguese Creative Commons by David Britto download here

Propostas para o GBC – (Encontro Anual Geral) AGM 2013



Por Ananda Tirtha Das (Secretário de Correspondência do GBC)


Caros Maharajas, Prabhus, e Matajis,

Por favor, aceitem minhas humildes reverências. Todas as glórias a Srila Prabhupada.

O Encontro Anual Geral da Sociedade do GBC da ISKCON começará em 26 de fevereiro de 2013. Seguindo as Regras de Ordem da Sociedade do ISKCON GBC, o secretariado do GBC solicita propostas, devidamente amparadas por um membro do GBC, para serem submetidas até 15 de dezembro de 2012.
[...]

Por favor, siga o Formato Padrão para Propostas para o GBC como está copiado aqui. Nós incluímos também um apêndice com diretrizes detalhadas de como escrever uma proposta. Se precisar de qualquer esclarecimento, por favor, não hesite em perguntar em proposals@pamho.net

Por favor, certifique-se de que a proposta seja concisa, específica, dimensionável, alcançável, realista, programada por tempo e contenha todas as informações básicas requeridas: por quê, quem, onde, como, quando.
[...]

As propostas podem ser enviadas por e-mail para proposals@pamho.net

Hare Krishna.
Seu servo,
Ananda Tirtha Das
(Secretário de Correspondência do GBC)

Fontes: GBC e Dandavats

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Livros Digitais Grátis na Editora Torchlight



por Advaita Candra Das para ISKCON News em 26 out 2012

Um dos livros disponíveis como livro digital é a biografia por Mukunda Goswami vencedora de prêmio intitulada Miracle on Second Avenue.

Em celebração ao lançamento da nova seção de Livros Digitais, do website, a Editora Torchlight está oferecendo um livro digital grátis para quem se registrar em seu site Torchlight.com até 30 de novembro de 2012.

Com títulos populares e vencedores de prêmios como [La História Oculta de La Especie Humana] Mahabharata, Ramayana, Forbidden Archeology, Miracle on 2nd Ave, Chanting Hare Krishna e Namacharya, esta oferta de um livro digital grátis espera gerar muito interesse.


[...]
Por exemplo, o Mahabharata que é vendido por U$30 no exemplar impresso está disponível em livro digital por apenas U$7,99 – e você pode tê-lo em alguns minutos, sem filas, sem espera e sem ter que carregar um livro pesado por aí!

[...] você pode baixar uma amostra dos livros digitais que se interessar para que possa conferir antes de comprar.


Leitor gratuito de formato Epub para livros digitais:

          Baixar leitor para Macintosh (32.7 MB)
          Baixar leitor para Windows (12.3 MB)



Tradução e resumo [...] por David Britto, 29 de outubro de 2012

sábado, 13 de outubro de 2012

Templo do Planetário Védico: Líder Ambarisa Das




S.G. Ambarisa Das
(Alfred B. Ford)


Sua Graça Ambarisa Das - Presidente
Ambarisa das foi iniciado por Srila Prabhupada em 1974 no Havaí. Ele é neto de Henry Ford e tem se envolvido em vários projetos da ISKCON pelo mundo incluindo o Centro Cultural Bhaktivedanta (Bhaktivedanta Cultural Center) em Detroit, O Centro Oxford para Estudos Hindus (Oxford Center for Hindu Studies) na Universidade de Oxford e o Pushpa Samadhi de Srila Prabhupada em Sridam Mayapur.
Ambarisa das participa do quadro de vários negócios, instituições de caridade e fundações, incluindo o Fundo da Companhia Ford Motor (Ford Motor Company Fund). Ele tem recebido prêmios pelo mundo por seus trabalhos de caridade e apoio à cultura védica. Em 1976 Srila Prabhupada pediu pessoalmente  que Ambarisa prabhu ajudasse a financiar a construção do Templo do Planetário Védico.

[…] 
Foi também durante sua última visita à América que Prabhupada pediu para Ambarish Prabhu para providenciar os fundos para o novo templo de Mayapur:
“Agora todos vocês juntos façam este Planetário Védico muito bem, para que as pessoas venham e vejam. A partir da descrição do Srimad-Bhagavatam você apronta este Planetário Védico." Ele se virou para Ambarisha prabhu. "O que você acha dessa ideia, o Planetário Védico?"
"Parece uma ideia muito boa."
Prabhupada riu. "Você também gosta? Então financie este projeto, o Planetário Védico."
"Onde vai ser isto?" Ambarisha lhe perguntou.
"Mayapur. Minha ideia é atrair pessoas do mundo todo para Mayapur."
[...]


Fonte Tovp e The Vision
Tradução e resumo [...] por David Britto, 13 de outubro de 2012

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Atualizações do Domo Principal - Templo do Planetário Védico Tovp



11 de outubro| 08:00




A construção do domo principal chegou num ponto pivô, o anel terceiro e último está sendo lançado. Quando concluída, a forma real do domo se formará a partir desta última camada da fundação. O domo A cúpula será feito de aço inoxidável e vai atingir uma altura de 35 m, ou 115 pés, acima do anel final. Este domo é a peça central do templo. Os devotos expostos diariamente às imagens de como esse templo ficará até o término acham surreal ter uma visão ao vivo do progresso em execução. É impressionante assistir ao esqueleto desta estrutura se transformar na visão de nossos acharyas anteriores.

Fonte Tovp.org
Tradução por David Britto, 12 de outubro de 2012

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Mayapur Gaura Purnima 2013 - Programação do Festival


Boletim Planet Iskcon

Estamos felizes em anunciar a programação do festival para do Festival de Gaura Purnima do próximo ano, por favor, fique atento para mais atualizações, e oportunidades de doar para o festival.

26 de fevereiro (terça-feira)
Reuniões do GBC começam
2 de março (sab)
Aparecimento de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura
10 de Março (domingo)
Reuniões GBC terminam, chegada de devotos, Cerimônia Kirtan Mela Adivas
11 de Março (segunda-feira)
Abertura do Festival
11-15 marco
Kirtan MELA
15 de Março (sexta-feira)
Parikrama Adivasa
16 de Março (sábado)
Navadvipa Mandala parikrama começa
22 de Março (sexta-feira)
Navadvipa Mandala parikrama termina, Procissão de Elefante
22-27 marco
Festividades e Programas Culturais, Noite de Pregação Congregacional, Premiação de Distribuição de Livros, Dia da Rússia
23 de Março (sábado)
(Ekadasi) Festival do Barco de Sri Radha-Madhava, Lançamento de Cinzas das Almas que Partiram
24 de Março (domingo)
Festival de Santipur
25 de Março (segunda-feira)
Ganga Puja
26 de Março (terça-feira)
Ratha Yatra
27 de Março (quarta-feira)
Festival de Gaura Purnima
28 de Março (Assim)
Festival de Jagannath Mishra
29 de Março (sexta-feira)
Partida dos Devotos



Fonte Mayapur.com via Boletim Planet Iskcon
Tradução por David Britto, 05 de outubro de 2012

sábado, 29 de setembro de 2012

Sacolas Plásticas Banidas em Vrindavan

Sábado, 22 de setembro de 2012 10:38:18 AM (IST)  

 

Mathura, 22 de set.: O tribunal baniu o uso de sacolas plásticas na cidade-templo de Vrindavan, em Uttar Pradesh.

O juizado da Suprema Corte de Allahabad ordenou quinta-feira o banimento do uso de itens de plástico e polietileno em Vrindavan.

O magistrado distrital de Mathura foi solicitado a formar um comitê para monitorar a implementação da ordem.

A ordem do tribunal é o resultado de uma petição pela Associação Assistencial Braj Life-Line, que enfatizou a falha da implantação de tratamento de esgoto no distrito.

[...]

As autoridades foram solicitadas a lança uma campanha de conscientização para desencorajar o uso de sacolas de polietileno e plastico.

[...]

Milhões de peregrinos visitam os santuários sagrados relacionados à Sri Krishna no distrito de Mathura,  todo ano.


Tradução e resumo [...] por David Britto, 29 de setembro de 2012

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Mahā Kumbha Melā 2013


Mahā Kumbha Melā 2013


Mais informações sobre inscrição e acomodação: Mahā Kumbh Melā Iskcon 2013
[...]
O Kumbha Melā tem ocorrido nas margens do Ganges por milhares de anos. Ele tem sua maior amplitude uma vez a cada 12 anos quando atrai dezenas de milhares de pessoas.
Em 2001, mais de 40 milhões de pessoas se reuniram no principal dia de banho em Allahabad, quebrando o recorde mundial de maior aglomeração humana.
Para o evento de 2013 espera-se um número ainda maior.
Fonte BBC
Tradução e resumo [...] por David Britto, 26 de setembro de 2012

Subway, Maior Fast Food do Mundo, Abre Restaurante Vegetariano na Índia


Subway abrirá lanchonete vegetariana e confirma uma tendência de mercado

Fonte: Vista-se
24 de setembro de 2012


Duas das maiores redes de fast food do mundo abrirão lojas totalmente vegetarianas

A Subway, maior rede de fast food do mundo (com mais de 33 mil lojas, é maior que o McDonald’s), acaba de confirmar que vai abrir um restaurante vegetariano em Jalandhar, na Índia. A nova loja ficará dentro de uma universidade e não terá opções com carne no menu. A rede está, há alguns meses, testando a aceitação de sanduíches veganos no Canadá e Estados Unidos e a resposta do público tem animado a empresa. Existe uma grande demanda por produtos livres de ingredientes de origem animal e a Subway já percebeu isso.
No começo de setembro, o McDonald’s também anunciou uma loja totalmente vegetariana, também na Índia (leia aqui).


Ou as empresas seguem a tendência, ou caem fora do mercado

A tendência de mercado no seguimento de restaurantes e lanchonetes é clara: quem não se adaptar pode ficar fora da escolha de boa parte dos consumidores em poucos anos. A demanda por produtos éticos e por empresas que interagem com os consumidores cresce a cada dia. O sucesso ou o fracasso de uma marca está diretamente ligado ao que ela representa emocionalmente aos seus consumidores. Por isso, a única forma de sobreviver em uma era de informação vasta e clientes questionadores, é se adaptar.


No Brasil, 9% da população se declara vegetariana

Segundo pesquisa IBOPE de abril de 2011, 17,5 milhões de brasileiros se declaram vegetarianos (veja aqui) e mais de 53 milhões de pessoas (28% da população) admitem querer comer menos carne (pesquisa Ipsos,  2006). Temos, então, dezenas de milhões de brasileiros que anseiam por empresas que tragam a eles produtos que não envolvem crueldade contra os animais em nenhuma etapa de sua produção.

Há muito tempo o consumidor deixou de ser passivo em relação ao que compra e as maiores empresas do mundo já perceberam isso.


Como ter estes lanches disponíveis nas mais de 900 lojas da Subway no Brasil

Assim como nos EUA, Canadá e Índia, a Subway só vai olhar para o público vegetariano brasileiro quando ele mostrar que existe. Entre em contato com a Subway Brasil e informe sobre esta matéria e diga o quanto você gostaria que eles trouxessem estes lanches veganos para cá:


segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Subway abrirá lanchonete vegetariana e confirma uma tendência de mercado


September 24, 2012


Duas das maiores redes de fast food do mundo abrirão lojas totalmente vegetarianas

A Subway, maior rede de fast food do mundo (com mais de 33 mil lojas, é maior que o McDonald’s), acaba de confirmar que vai abrir um restaurante vegetariano em Jalandhar, na Índia. A nova loja ficará dentro de uma universidade e não terá opções com carne no menu. A rede está, há alguns meses, testando a aceitação de sanduíches veganos no Canadá e Estados Unidos e a resposta do público tem animado a empresa. Existe uma grande demanda por produtos livres de ingredientes de origem animal e a Subway já percebeu isso.
No começo de setembro, o McDonald’s também anunciou uma loja totalmente vegetariana, também na Índia (leia aqui).

Ou as empresas seguem a tendência, ou caem fora do mercado

A tendência de mercado no seguimento de restaurantes e lanchonetes é clara: quem não se adaptar pode ficar fora da escolha de boa parte dos consumidores em poucos anos. A demanda por produtos éticos e por empresas que interagem com os consumidores cresce a cada dia. O sucesso ou o fracasso de uma marca está diretamente ligado ao que ela representa emocionalmente aos seus consumidores. Por isso, a única forma de sobreviver em uma era de informação vasta e clientes questionadores, é se adaptar.


No Brasil, 9% da população se declara vegetariana

Segundo pesquisa IBOPE de abril de 2011, 17,5 milhões de brasileiros se declaram vegetarianos (veja aqui) e mais de 53 milhões de pessoas (28% da população) admitem querer comer menos carne (pesquisa Ipsos,  2006). Temos, então, dezenas de milhões de brasileiros que anseiam por empresas que tragam a eles produtos que não envolvem crueldade contra os animais em nenhuma etapa de sua produção.
Há muito tempo o consumidor deixou de ser passivo em relação ao que compra e as maiores empresas do mundo já perceberam isso.


Como ter estes lanches disponíveis nas mais de 900 lojas da Subway no Brasil

Assim como nos EUA, Canadá e Índia, a Subway só vai olhar para o público vegetariano brasileiro quando ele mostrar que existe. Entre em contato com a Subway Brasil e informe sobre esta matéria e diga o quanto você gostaria que eles trouxessem estes lanches veganos para cá:
Formulário de sugestões da Subway Brasil | Página oficial no Facebook