segunda-feira, 30 de maio de 2016

GBC Iskcon 2016 - Sobre Hridayananda Das Goswami


MINUTAS DO ENCONTRO GERAL ANUAL
SRI MAYAPUR DHAM, 22 DE FEVEREIRO – 5 DE MARÇO DE 2016

30 de maio de 2016

312: Boletim Sobre Hridayananda Das Goswami

Em janeiro, Hridayananda Das Goswami, Vaisesika Das e Praghosa Das encontraram-se em Los Angeles onde discutiram muitos tópicos e chegaram a um melhor entendimento mútuo a respeito destes tópicos.

Como presidente do GBC, Praghosa Das apontou para Hridayananda Das Goswami que o GBC tem duas áreas imediatas de preocupação com ele:

1. Seu forte criticismo ao GBC e à ISKCON.
2. Seu comportamento relaxado como um sannyasi.

Durante as discussões, Hridayananda Das Goswami concordou que, efetivo e imediatamente, ele cessará seu criticismo ao GBC e à ISKCON. Entendendo a necessidade de manter a paz e a unidade dentro do movimento, ele irá, como um sannyasi, agir para este fim.

Ele está profundamente preocupado em preservar a união da ISKCON e deseja melhorar seu relacionamento com o GBC. Praghosa Das enfatizou que um comportamento controverso da parte de um membro sênior da ISKCON inevitavelmente causa muito dor de cabeça e trabalho extra para o GBC, ao que Hridayananda Das Goswami reconheceu.

Por coincidência, Hridayananda Das Goswami não fará viagens este ano (2016), já que sua saúde e trabalho demandam que ele se estabeleça num local quieto e isolado e focado em sua escrita. Isto criará naturalmente tempo e espaço para reconstruir a confiança entre ele próprio e o GBC. Hridayananda Das Goswami está plenamente ciente de que alguns membros do GBC estão céticos sobre sua boa vontade para honrar com estes acordos, embora que ele requeira a oportunidade de demonstrar sua boa-fé. Este acordo será revisado ao final do ano, mas pode ser terminado se infringido. Se for infringido, então Hridayananda Das Goswami entende que o GBC terá liberdade para tomar qualquer decisão executiva que julgar necessária.

Hridayananda Das Goswami também concordou de encontrar-se com o GBC em seu encontro Parcial em outubro na ISKCON Juhu para discutir todos as questões pendentes.


Fonte: Dandavats
Tradução por David Britto, 30 de maio de 2016

Gopal Mata, 90 Anos de Renúncia e Bhajana em Vrindavana



27 de maio de 2016

Sadhus de Vrindavan dos Dias Modernos

Ela faleceu 3 anos atrás [em 2013, aos 110 anos]. Seu último local de residência foi uma pequena tenda perto do Jagannath Mandir em Vrindavan. Se não soubéssemos sua história, ela se pareceria com qualquer senhora idosa de branco com a cabeça raspada, que às vezes chamamos erroneamente de ‘viúvas’...

“Quando vim para Vrindavan em 1923 havia muitos animais selvagens de quatro pernas, agora há muitos mais dos de duas pernas.” – Gopal Mata.

“Vim para Vrindavan 80 anos atrás, quando tinha vinte e um, e vivi na floresta nos primeiros doze. Muita gente diz ‘senhora doida, senhora doida’, mas o que me importa? É como um elefante que anda com cachorros latindo ou pessoas jogando pedras nele. Mas o elefante não se incomoda, ele continua a andar. Eu também ignoro o que as pessoas dizem, e sinto que meus pecados estão sendo lavados pelos insultos deles.

Uma vez eu estava em pé na beira do Rio Yamuna e ouvi uma voz me dizendo ‘Pegue-me, pegue-me’, e foi assim que encontrei esta Deidade, este Gopala Krsna. Eu acho Deidades todo o tempo no Yamuna, e então eu As deixo em vários templos.” – Gopal Mata.

Gopal Ma tinha 104 anos quando a encontramos há mais de cinco anos. Ele relembrou com claridade que veio para Vrindavan em 1923, quando tinha 20 anos. Ela escolheu esta vida ao invés da vida convencional de se casar etc. O nome de Gopal Mata dado por seu guru era Ananat Vallabhi Mohanto.

Por muitos anos ela viveu como um asceta, ela disse que teve jata [tranças embaraçadas] que iam até o joelho, dormia embaixo de uma árvore toda noite na época que chegou aqui. Sua rotina era banhar-se no Yamuna e fazer o Parikrama ao redor de Vrindavan três vezes todo dia. Um copo de leite à noite sustentava seu corpo. Isto é o que ela ainda estava fazendo quando a encontramos, embora não houvesse mais locais livres ou tranquilos para ela dormir como antes e frequentemente ela ficava na casa de alguém temporariamente. Era difícil ela dizia, ela não gostava muito dessa proximidade contínua com as pessoas.

A encontramos uma vez na casa de uma família brajwasi, ela estava ficando lá brevemente. Ela nos mostrou suas belas Goverdhan shilas, intricadamente pintadas por ela e uma shaligram shila requintada e rara. Da vez seguinte, a vi poucos meses depois, ela disse que tinha se mudado pois havia muito violência pela área. Gopal Ma nos disse que uma vez encontrou uma antiga Deidade astha dhatu [feita de oito metais] no Yamuna (ela ouvia essas Deidades falando com ela e achou muitas e as pegou, isto foi confirmado por muitas pessoas que a conhecem pelo Kesi Ghat).

Esta Deidade foi apropriada pela Pesquisa Arqueológica da Índia e Gopal Mata foi levada para encontrar o presidente da Índia. Ela me disse o nome, mas eu esqueci qual presidente era. Enquanto estava em Delhi, ela disse que Krishna a repreendeu e lhe perguntou se isto era o porquê de ela ter vindo para Vrindavan. Então ela retornou imediatamente. Gopal Ma dificilmente fala, nos disseram, e era muito incomum que ela tenha falado tanto quanto fez. Ela era muito ativa em Vrindavan assim que chegou aqui, ajudando as viúvas etc., mas tudo isto foi muito restrito pois afinal ela tinha o coração de uma asceta solitária. Ela carregava sua pequena Deidade de Gopal (também recuperada do Yamuna) em uma cesta. Ouvimos que os pandas de Bankey Bihariji colocavam o Thakurji dela no altar quando ela ia lá. Se não soubéssemos sua história, ela se pareceria com qualquer senhora idosa de branco com a cabeça raspada, que às vezes chamamos erroneamente de ‘viúvas’.

Obrigado à Radhika Goswami por compartilhar.

Foto, cortesia de Laksmi Greenberg.


Tradução por David Britto, 30 de maio de 2016 (atualizado em 01 de maio de 2016)

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Mapa da Matança de Gado Bovino na Índia

07 de maio de 2016

Por The Times of India

Diferentes estados no país têm leis diferentes sobre o consumo de carne bovina e matança de gado. Dê uma olhada.


Tradução por David Britto, 27 de maio de 2016

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Boletim de Saúde de Gunagrahi Swami

25 de maio de 2016

[…]
Gunagrahi Prabhu deixou Bangalore vários meses atrás e foi movido para o Hospital Bhaktivedanta em Mira Road/Mumbai. Durante seu tratamento em Bangalore as ervas e a purificação física tiveram um impacto profundo em suas emoções, sono e saúde mental geral. Todos envolvidos em seu cuidado, assim como ele próprio, sentiram que ele precisava estar sob o cuidado direto de um hospital e de profissionais médicos. Por esta razão, o movemos para o Hospital Bhaktivedanta em Mumbai.

Logo após sua chegada ao hospital, os médicos puderam estabilizar sua condição física e mental. Vários devotos viajaram com ele e continuaram cuidando-o durante a transição. No hospital ele recebeu sua primeira dose do hormônio/lupron. Este tratamento visa reduzir a dor, diminuir o tamanho do tumor e o inchaço, e prolongar sua vida.

Após quase um mês no hospital os médicos e devotos cuidadores acharam que ele estava estável e auto suficiente o bastante para se mudar para um quarto privado no templo da Iskcon Chowpatty. Lá ele está recebendo associação e cuidados de primeira classe dos devotos, atendendo aos programas do templo e está capaz de mergulhar profundamente no ouvir e cantar.

Recentemente ele recebeu sua segunda dose de lupron, que está lhe permitindo andar novamente e experimentar dores físicas mínimas.

Ele se sente extremamente grato e humilde pelos muitos e-mails encorajadores e amorosos de devotos de todo o mundo.

Gostaríamos de reconhecer alguns devotos que têm estado muito empenhados e dedicados a ajuda-lo durante parte e mesmo alguns em todo o processo. Eles sacrificaram tempo, finanças e mesmo a saúde deles para assegurar que ele esteja sendo cuidado. Isto nos tem gerado uma profunda apreciação pelos relacionamentos de amor incondicional vaisnava.

Estes devotos são Hansadutta e Savitri Prabhus, Brihat Mrdanga Prabhu, Ekavira Prabhu, Mahatma Prabhu, Virabahu Prabhu, Ekanatha Gaura Prabhu, Akshaya e Giri Govardhana Prabhus, Yudhisthira Prabhu, Pavamana Prabhu, e especialmente um reconhecimento muito especial por Sua Santidade Jayadwaita Maharaja que não deixou seu lado desde Bangalore. Um agradecimento especial ao hospital e toda a maravilhosa equipe deste. Sua Santidade Radhannatha Swami por ajudar a arranjar o cuidado pessoal dado no templo de Chowpatty.

Claro que tudo isto não poderia ter sido possível sem as generosas doações e apoios recebidos de bem-querentes. Tem realmente sido impressionante e comovente ver todos juntarem-se para ajudar a cuidar desta alma especial. Se esqueci alguém, por favor, me perdoe e por favor, nos informe.

Seus servos,

Mahahari das e Gandharvika devi dasi

Fonte: Dandavats
Tradução e resumo “[...]” por David Britto, 26 de maio de 2016


segunda-feira, 23 de maio de 2016

Hridayananda D. G. Cita Bhagavatam e Prabhupada Sobre Krishna West (Leg Pt Br, Trecho 18 set 2015)



Legendas em Inglês e Português Br por David Britto, 23 mai 2016

English Subtitle here

Trecho do Vídeo Original: Hridayananda Das Goswami ISKCON Oslo 18 sep 2015, 50th anniversary of Srila Prabhupada's arrival in America.

Fonte do Texto em Português: Srimad Bhagavatam BBT Brasil 1995

Legendas Embutidas Hardsubed com HandBrake 0.10.5.0

Se quiserem os arquivos de legendas em inglês e português para traduzir me contatem.

Fonte: Youtube
Tradução por David Britto, 23 de maio de 2016
Disponível no blog Notícias Vaisnavas Internacionais e no Facebook

sábado, 21 de maio de 2016

Jayananda Thakur Tirobhava (Desaparecimento) 19 de maio de 2016


Capa do Livro: A Bela Vida de Jayananda Thakur
Lembrando um Santo Americano
(inédito em português)

(Carta de Prabhupada para Ramesvara 11 de maio de 1977):

“A morte de Jayananda é gloriosa. É muito bom que ele tenha declarado, qual a utilidade de um corpo inútil desse, melhor abandoná-lo. Ele deixou seu corpo muito maravilhosamente e foi transferido para Vaikuntha. Eu já enviei uma carta de condolências para publicação na Back To Godhead. Todos deveriam seguir o exemplo de Jayananda. Sou muito orgulhoso de ter tido um discípulo tão bom. Se possível, a foto de Jayananda deveria ser pendurada no ratha do Senhor Jagannatha e em todos os nossos templos pode-se estabelecer um dia à parte para ter um festival em honra a ele, assim como fazemos no dia do aparecimento de outros grandes vaisnavas.”

Samadhi de Jayananda Thakur em Mayapura


Jayananda Thakur, 27 de abril de 1939 – 01 de maio de 1977, O Primeiro Santo na ISKCON. Organizador do primeiro festival ratha yatra. Srila Prabhupada ordenou que sua foto fosse colocada em todos os rathas e disse “Jayananda voltou ao Supremo”. Cobertura gentilmente doada por Sreeman Prahiadapriya Prabhu (ACBSP)



Fonte: Vedabase 2015.1
Tradução por David Britto, 21 de maio de 2016

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Inauguração de Templo em Iskcon Kerala, Índia - Fotos


15 de maio de 2016

por Basu Ghosh Das

Fotos do festival podem ser vistas aqui, aqui e aqui.

Ao longo da semana passada, de sexta-feira 6 até domingo 8 de maio, o templo South Vrindavan, na aldeia de Puthur, Distrito de Thrissur, Kerala [Índia], foi inaugurado.

[...]









Fonte: Dandavats
Tradução e resumo “[...]” por David Britto, 18 de maio de 2016

Narasimha Caturdasi – 30º Aniversário de Sua Instalação em Mayapur

16 de maio de 2016

por Braja Vilas das

[…]

[…] Como Srila Prabhupada disse,

“Devemos sempre considerar que este mundo material é um lugar perigoso e, portanto, devemos cantar o Santo Nome do Senhor Narasimha a fim de sermos protegidos por Ele de todos os perigos.” (Carta para Himavati – 04 de julho de 1970)

Trinta anos atrás, após um ataque ao templo por bandidos, a comunidade de Mayapur decidiu instalar uma Deidade singular do Senhor Narasimhadeva por proteção. Tanto Srila Prabhupada quanto Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati aconselharam anteriormente outros templos em perigo a fazer o mesmo. 

Há muitas formas do Senhor Narasimhadeva de acordo com Seus diferentes passatempos e humores, alguns raivosos e alguns pacíficos. Ele é adorado em Mayapur em Seu humor Ugra-Narasimha, pleno de fúria divina.
[…]

O Narasimha Caturdasi é um dia muito auspicioso para nos ajudar a construir uma nova casa para o Senhor Narasimhadeva no TOVP. [...]


[…] Você pode fazer sua doação nesta página em nosso sítio: https://tovp.org/donate/

Seus servos no Serviço à Sridham Mayapur,
Braja Vilas das

Diretor Arrecadação Global

Fonte: Dandavats
Tradução e resumo “[...]” por David Britto, 18 de maio de 2016

sábado, 7 de maio de 2016

Vitamina B12, Deficiência e Demência – Um Assunto Sério e Urgente

21 de abril de 2016

por Dr. em medicina Ludwig Jacob

Como um doutor médico, Ph.D. e especialista em dietas vegetarianas e veganas, (Escrevi um livro de medicina de 500 páginas citando mais de 1400 estudos científicos sobre isto), minha pesquisa e experiência pessoal com os problemas de saúde de devotos sêniores têm mostrado claramente que nós precisamos urgentemente melhorar e repensar nossos hábitos de alimentação e saúde. A comunidade mundial de devotos já tem uma grande percentagem de doenças cardiovasculares e de doenças neuro-degenerativas tais como demência e Parkinson com uma grande probabilidade de se desenvolver para uma epidemia. Um dos modos mais fáceis de reverter estes acontecimentos é aumentar a B12, cuja falta causa altos níveis de homocisteína no sangue.

A falta de vitamina B12 e a homocisteína muito alta pode causar demência, doença de Alzheimer, doenças do coração, danos nos nervos, encolhimento cerebral, trombose, fadiga, perda de memória, aborto, doença mental e muito mais. Pessoas que já têm Parkinson ou demência precisam urgentemente suplementar a B12.

O problema traiçoeiro com a falta crônica da B12 é que no estágio inicial há pouco ou nenhum sintoma e não é, portanto, geralmente tratado a tempo. Uma vez tendo feito danos sérios, não pode ser curado. Por favor, permita-me compartilhar algumas informações importantes sobre isto com você.


[…]

Fonte: Dandavats
Tradução e resumo “[...]” por David Britto, 07 de maio de 2016
Disponível no blog Notícias Vaisnavas Internacionais e no Facebook

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Novos Lançamentos dos Arquivos Bhaktivedanta (Áudios 1972 e Vedabase 2015.1)

5 de dezembro de 2015


Os Arquivos Bhaktivedanta (Bhaktivedanta Archives) está feliz em oferecer dois novos lançamentos: VedaBase™ 2015.1 atualização e o áudio ineditado original de Śrīla Prabhupāda do ano de 1972. [Grátis para quem tem o VedaBase 2003.1, os áudios e as transcrições estão grátis online em Prabhupadavani.com]

O 2015.1 VedaBase™ inclui:

1) Transcrição de áudios atualizada para o ano de 1972
2) 23 Novas Cartas de Prabhupāda
3) 34 Novas Cartas do Secretário
4) Many Moons – Reflections on Departed Vaiṣṇavas by Giriraj Swami
5) This is My Heart,
6) Concepts of Reality,
7) Spiritual Journalism by Patita Pāvana Dāsa & Abhaya Mudra Dāsi

[O resto da reportagem abaixo está em inglês original:]


Download link for the VedaBase™ 2015.1 update
(If you already own the “Folio Views” VedaBase™ software version 2003.1, this update is free.)

Download link for the VedaBase™ 2015.1 Mac


The 1972 Original Unedited Audio
(258 hours, 413 audio files, 14 Gb)

Download link for free individual audio files


Available Original Audio Sets Arranged by DATE: *

1977 (237 hours, 387 audio files, 10 Gb)

1976 (340 hours, 703 audio files, 17 Gb)

1975 (315 hours, 563 audio files, 14 Gb)

1974 (250 hours, 439 audio files, 11 Gb)

1973 (252 hours, 418 audio files, 11 Gb)

1972 (258 hours, 413 audio files, 14 Gb)

Total: (1652 hours, 2923 audio files, 77 Gb)

[All audio MP3 files are accompanied by individual PDF text files.]


Available Original Audio Set Arranged by SUBJECT: *

· Arrivals\
· Bhagavad-gita Lectures\
· Bhavans Journal Questionnaire\
· Brahma-samhita\
· Caitanya-caritamrta Lectures\
· Chantings and Dictations\
· Conversations\
· Darshans\
· Departures\
· Initiations\
· Interviews\
· Lectures\
· Meetings\
· Miscellaneous\
· Nectar of Devotion\
· Observances\
· Srimad Bhagavatam Lectures\
· Walks\
Total: (1652 hours, 2923 audio files, 77 Gb)

[All audio MP3 files are accompanied by individual PDF text files.]

[...]
Questions for the Windows Platform: ekanatha@prabhupada.com
Questions for Mac Platform: nitya@prabhupada.com

Thank you.

The Bhaktivedanta Archives staff,
Parama-rūpa Dāsa
Nitya-tṛptā Devī Dāsī
Kula-priya Devī Dāsī
Ekanātha Dāsa

iOS users: The VedaBase™ 2015.1 version update will be available from the App store for the iPad and iPhone soon.


* Disclaimer

While we at the Bhaktivedanta Archives make every endeavor to release an accurate rendering of Srila Prabhupada’s legacy, we also know that when dealing with numerous poorly recorded, unlabeled and miss-labeled audio recordings there are in fact major challenges.

Based on the above we apologize for any inaccuracies that may have resulted through our endeavors under these unique circumstances.

We sincerely encourage anyone to submit verifiable corrections.

We thank you for your support and understanding in this matter.

Bhaktivedanta Archives Staff

Tradução e resumo “[...]” por David Britto, 06 de maio de 2016
Disponível no blog Notícias Vaisnavas Internacionais e no Facebook

terça-feira, 3 de maio de 2016

Charitamrita, Deidade e Sandálias de Krishna Das Kaviraj





Chaitanya Charitamrita, o qual é dito ter sido escrito
pela própria mão de Srila Krishna Das Kaviraj Goswami.




O Mahant Giridharilal Prabhuji com o Chaitanya Charitamrita.






O Gopalji adorado por Srila Krishnadas Kaviraj Goswami.



Deidades Principais de Jhamatpur Sripath.


Restos das Sandálias de Srila Krishna Das Kaviraj.


Bhajan kutir de Srila Krishna Das Kaviraj Goswami.

Tradução por David Britto, 03 de maio de 2016
Disponível no blog Notícias Vaisnavas Internacionais e no  Facebook

domingo, 1 de maio de 2016

Passos Históricos São Dados, Indradyumna Swami [China, Vídeo]


22 abr 2016


Este vídeo cobre a histórica abertura do primeiro centro cultural da ISKCON em Beijing [Pequim] e o primeiríssimo harinama na famosa Grande Muralha da China. Que os nossos acaryas prévios estejam satisfeitos de que o serviço dedicado deles por muitos séculos esteja agora dando frutos. Todas as glórias ao nosso amado Srila Prabhupada!


Tradução por David Britto, 01 de maio de 2016