sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Devotos Levam Srila Prabhupada à Viagem Histórica para a Antártida



Por: Madhava Smullen para ISKCON News [e KrishnaSouth]

02 de Dezembro de 2016

Kesihanta [ACBSP] (esquerda) e Trivikrama com o cartaz do mantra Hare Krishna deles na Antártida

Em uma oferenda única para o 50° aniversário da ISKCON, dois devotos fizeram uma viagem de pregação para a Antártida, o continente mais ao sul e o mais gelado no mundo.

Os intrépidos exploradores são Kesihanta Das, um discípulo de Prabhupada e co-diretor do programa Salvem a Vaca da ISKCON Alachua, e Trivikrama Das, baixista da banda hardcore vaishnava 108.


Os dois fizeram o primeiro kirtan na Antártida e distribuíram livros de Prabhupada lá pela primeira vez, deixando o Bhagavad-gita Como Ele É em várias estações de pesquisa na Antártida.

E o que mais, trazendo uma murti de Srila Prabhupada mesmo com eles, asseguraram que o Acharya-Fundador da ISKCON agora visitou todos os continentes no mundo.

"Durante o festival da chegada de Prabhupada ao Píer Comunidade de Boston no ano passado, muitos devotos estavam dando palestras excitantes e inspiradoras sobre os feitos de Srila Prabhupada, dizendo que ele foi aos seis continentes", diz Kesihanta. "Isto me levou a pensar - e sobre o sétimo continente? E sobre a Antártida?"

Celebrando o ISKCON 50, no estilo-Antártida

[...]

Pelo fato de terem conseguido uma cabine mais cara de graça, os devotos puderam estabelecer um altar elaborado para Srila Prabhupada, fazendo oferendas e executando kirtans para ele todos os dias.


Performando arati para Srila Prabhupada em Cierva Cove

[...]

"Havia em torno de noventa passageiros, de pelo menos vinte países e variando de idade de vinte e poucos até os de setenta", diz Kesihanta. "Não é um cruzeiro barato, muitos eram viajantes mundiais ricos. Nós não escondemos que éramos devotos e fizemos muitos amigos. [...]
[...]

Chegando ao Porto Orne da Península Antártida em 16 de novembro, os devotos foram encorajados pelo líder da expedição - que eles também se amigaram imediatamente - para levar Srila Prabhupada com eles na primeira aventura em terra firme.

[...] “Então, enquanto todos os outros foram ver os pinguins, nós colocamos Srila Prabhupada em cima de seu altar no gelo. Estava com muita ventania para fazer um arati completo, mas fizemos um kirtan para ele lá mesmo, com os icebergs e pinguins ao fundo."


Os devotos também fizeram kirtan com pinguins curiosos. [...] E eles plantaram no gelo um cartaz Hare Krishna, uma bandeira "Krishna Sul", e uma bandeira do 50° aniversário da ISKCON para reivindicar a fronteira final para Srila Prabhupada.


Um pinguim passeia pela bandeira 'Krishna Sul'


[...]


Através de um tradutor, o Coronel expressou que estava muito honrado de receber em nome da estação e disse que colocaria o Gita tanto na biblioteca como no museu, com um aviso explicativo para os visitantes.
[...]

Os devotos também colocaram edições em inglês e espanhol do Bhagavad-gita na biblioteca deles para os futuros passageiros que visitam a Antártida várias vezes ao ano de todas as partes do mundo.

Ao final da viagem, a equipe da expedição MV Ushuaia incluiu uma filmagem de Kesihanta e Trivikrama com o cartaz do mantra Hare Krishna no vídeo da Antártida 2016, que eles produziram e distribuíram para todos os passageiros no cruzeiro, vindos de mais de vinte nações.

 
Presenteando o mestre da estação na 'Base Esperanza' da Argentina com o Bhagavad-gita Como-Ele-É
[...]

Os devotos também colocaram edições do Bhagavad-gita em inglês e espanhol na biblioteca do navio, para passageiros futuros [...]
[...]


Fazendo o primeiro kirtan na Antártida

O certificado declara: "Nós, por meio deste, certificamos que Srila A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada cruzou as periculosas águas da Passagem Drake a bordo da expedição embarcação Ushuaia de Tierra Del Fuego para a Antártida, e a aportou no continente Antártico no Porto Orne. Devidamente testemunhado na quarta-feira 16 de novembro de 2016."
[...]

"O que começou como uma piada, tornou-se uma maravilhosa realidade", disse Kesihanta. "Fizemos tudo o que nos propusemos a fazer. Sou apenas um cara comum, mas me sinto honrado de que de alguma forma fui inspirado a fazer algo extraordinário para Srila Prabhupada no 50° aniversário de sua ISKCON.”

Ele conclui, "Quando estávamos fazendo kirtan para Prabhupada na Antártida, sentimos que ele estava muito satisfeito com nosso empenho e nossa oferenda. E isto é o que importa."
O certificado da expedição atestando a visita de Srila Prabhupada à Antártida


Para maiores informações visite o sítio do Krishna South 


Licença Creative Commons

Reprodução Livre CC, desde que atribuídas as autorias, fontes e não seja comercial
Tradução resumo "[...]" e edição por David Britto, 20 de janeiro de 2017
Convido os leitores a, por favor, me avisarem de possíveis erros de tradução, gramática e digitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário