sábado, 12 de outubro de 2013

Boletim Centro de Pesquisa Bhaktivedanta: Avanço aos Manuscritos de Birnagar!!


por Hari-Sauri dasa

Caros Maharajas e Prabhus,

Por favor, aceitem minhas humildes reverências. Todas as glórias a Srila Prabhupada!

No 175° aniversário de nascimento e vindouro 100° de desaparecimento de Srila Bhaktivinoda Thakura, estamos muito felizes de reportar que o BRC (Centro de Pesquisa Bhaktivedanta - Bhaktivedanta Research Centre) recebeu permissão para escanear e preservar a biblioteca inteira de Birnagar, o local de nascimento de Bhaktivinoda Thakura.

Isto cumpre uma instrução de Srila Prabhupada de 1972 - 41 anos atrás!

Este total de 181 manuscritos, livros e cartas incluindo a autobiografia escrita a punho original Svalikhita Jivani por Bhaktivinoda Thakura!

Para ver nosso boletim especial sobre este momentoso consentimento, por favor, baixe-o em arquivo pdf neste atalho do dropbox: http://tinyurl.com/k29e7em
Ou veja online [e abaixo resumido], ou em melhor resolução aqui
Seu humilde servo, Hari-sauri dasa
Diretor, BRC 110A Motilal Nehru Rd. Kolkata, 700029 India

CENTRO DE PESQUISA BHAKTIVEDANTA

Um projeto da ISKCON  Mayapur
110A Motilal Nehru Road, Kolkata 700 029, WB India
PH: 91 33 4065 2475/5216
Boletim EDIÇÃO #8, agosto 2013

Relatório Especial de Birnagar
Local de Nascimento de Srila Thakura Bhaktivinoda


Um Pouco da História

Birnagar, anteriormente conhecida por Ulagram (um nome de Durga), está situada há apenas cinquenta minutos ao sul de Sridham Mayapur e dez minhutos de Ranaghat. Na época do nascimento do Thakura o imóvel da família era grande e opulento. Em 1817–1918 seu bisavô materno, Sri Isvara Chandra Mitra, construiu um complexo de templos contendo um Durga-mandira, um Kali-mandira e dez pequenos Shiva-mandiras em estilo estupa. Atualmente o local é ainda conhecido como Dvadasa-mandira (12 templos).

Na adolescência de Bhaktivinoda, o local passou por tempos difíceis e foi perdido pela família. Décadas depois seu sétimo filho Srila Lalita Prasada Thakura gerenciou para recobrar aproximadamente cinco acres incluindo os templos e o local de nascimento verdadeiro de seu pai e hoje há um pequeno samadhi para marcar o local.


Conexão com Srila Prabhupada e a ISKCON


Em 1972 Srila Prabhupada foi à Birnagar com alguns discípulos para discutir com Lalita Prasada Thakura a possibilidade da ISKCON conseguir arrendar o local de nascimento para desenvolver um templo e um centro de pregação lá.

Ele visitou novamente em 1976 e embora Lalita Prasada fosse favorável, ele tinha 96 anos na época e as coisas eram administradas por um comitê. Consequentemente, nada surgiu disto.

 

Houve, no entanto, o início de uma colaboração literária. Em 1972, através de Acyutananda Swami, Prabhupada soube que havia muitos manuscritos de punho originais sendo guardados em condições precárias e seriamente se deteriorando. Ele imediatamente despachou Yadubara dasa para ir lá com instruções para fotografar todas as obras, enfatizando a importância desta tarefa:

Carta 12 de junho de 1972 para Acyutananda

[...]

“Estes itens são muito, muito inestimáveis e são uma grande casa do tesouro da tradição vaisnava, portanto, seja muito cuidadoso sobre este assunto e tome todas as precauções para protegê-los.”


Yadubara gastou uma semana tirando várias centenas de fotos, mas não pode completar a tarefa. A maior parte das obras permaneceu intocável. (Os filmes de Yadubara foram finalmente enviados para os Arquivos Bhaktivedanta onde foram recentemente digitalizados.)

Rápido pulo para Abril de 2013

No início de 2013 um contato amistoso foi estabelecido entre o BRC e o Bhaktivinoda Gosthi, um novo comitê de oito devotos com Sri Bamsidas Babaji como seu Presidente, que administra os assuntos do Dvadasa Mandira. Depois de muitas visitas mútuas os membros do comitê ficaram convencidos da capacidade do BRC e assim em abril o Gosthi e o BRC assinaram um acordo permitindo este a catalogar, escanear e preservar a coleção inteira de manuscritos deles.
Assim, depois de 41 anos e no 175° aniversário de Srila Bhaktivinoda Thakura, o desejo de Srila Prabhupada foi agora satisfeito!

Coleção de Birnagar

O número total de manuscritos é 137, mais 17 cartas e 27 livros. Nove são originais, obras escritas a punho por Srila Bhaktivinoda Thakura, incluindo sua autobiografia Svalikhita Jivani (veja fotos aqui).


Uma das cartas na coleção é de valor histórico especial para os seguidores de Srila Prabhupada — uma carta em bengali escrita à mão para Lalita Prasada Thakura, enviada de Moscou em 21 de junho de 1971:

 
[...]


Oportunidade de Serviço à Srila Bhaktivinoda Thakura


Próximo ano, 2014, marca o 100° aniversário de desaparecimento de Srila Bhaktivinoda Thakura. Os leitores podem querer tomar essa oportunidade para fazer algum serviço para o legado de seu local de nascimento. O BRC se comprometeu de fazer algumas renovações reconstruindo a sala de prasadam ao custo de $6,000.00.
A preservação da literatura custará aproximadamente $4,000.00. Se algum de vocês desejar ter esta chance de oferecer serviço ao fundador do moderno Gaudiya Vaisnavismo nesta auspiciosa ocasião, por favor, contatem o Direto do BRC Hari Sauri dasa:



Fonte: dandavats.com  BRC
Tradução e resumo “[...]” por David Britto, 12 de outubro de 2013
     Por favor, me informem qualquer erro de tradução, gramática ou digitação para correção.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário