Caros devotos,
Por favor, aceitem nossas humildes reverências. Todas as glórias a Srila Prabhupada.
Há poucos dias ficamos chocados e entristecidos ao saber da partida de nosso irmão espiritual, Ananta-santi Prabhu (ACBSP), uma lenda na história do movimento para a consciência de Krsna.
Em 1971, a convite do Professor Kotovsky, Sua Divina Graça visitou Moscou com o desejo de plantar a semente de bhakti na então terra desolada de espiritualidade reprimida pelo regime comunista. Cinco dias depois, Srila Prabhupada partiu de Moscou tendo não só compartilhado a riqueza da consciência de Krsna, mas milagrosamente deixando para trás um discípulo recém iniciado – o primeiro gaudiya vaisnava russo.
Aquele glorioso vaisnava, amorosamente chamado de Ananta-santi Das por Sua Divina Graça, iria se tornar um herói por gerações de devotos vindouras.
Após Srila Prabhupada deixar Moscou em 1971, Ananta-santi Prabhu labutou com fé e dedicação para oferecer a dádiva de Krsna-bhakti ao povo russo. Em uma cultura altamente monitorada marcada pela severa oposição do governo à espiritualidade, ele arriscou sua vida para pregar e ensinar a partir do único e precioso Bhagavad-gita Como Ele É que o secretário de Srila Prabhupada deixou para trás.
Ananta-santi Prabhu, e os devotos que ele cultivou, secretamente distribuíram cópias escritas a mão do livro larga e amplamente, tudo enquanto mantinha a difusão rápida do movimento para a consciência de Krsna no subterrâneo.
À medida que a pregação de Ananta-santi Prabhu se tornava mais e mais exitosa, o governo também começou a tomar nota. No início dos anos 1980 ele foi capturado pelo governo e aprisionado. Seu crime? Inflexível fé nas instruções de seu mestre espiritual e tentar ensinar o conhecimento espiritual e a devoção ao Senhor Krishna. Embora tenha conseguido escapar da prisão, o governo persistiu e ele foi pego novamente, desta vez sentenciado a uma pena indefinida numa instituição psiquiátrica.
Por anos, Ananta-santi Prabhu sofreu torturas imensuráveis nas mãos dos doutores empregados do governo. Finalmente, devido a uma campanha mundial, os membros da Sociedade Internacional para a Consciência de Krsna foram capazes de chamar a atenção para sua situação e mesmo o Primeiro Ministro da Austrália pessoalmente pediu que o líder soviético Mikhail Gorbachev soltasse Ananta-santi Prabhu.
Hoje, devido ao intenso desejo de Srila Prabhupada e aos sacrifícios de Ananta-santi Prabhu e daqueles que o seguiram, a consciência de Krishna está sendo praticada por toda a Rússia e em muitos países da antiga União Soviética.
Todo ano, milhares e milhares de devotos congregam juntos para cantar os Santos Nomes e ouvir dos mesmos textos sagrados que Ananta-santi Prabhu deu anos de sua vida para introduzir na sua nação.
Inumeráveis russos gaudiya vaisnavas provêem o mundo com um exemplo ideal de prática e difusão entusiásticas da consciência de Krsna.
Por isto, nós devemos oferecer nossa sincera gratidão aos pés de Sua Graça Ananta-santi Prabhu.
Em meio ao profundo remorso da perda de sua associação, oramos aos pés de lótus de Srila Prabhupada para que possamos ter a oportunidade de novamente ter a associação de Ananta-santi Prabhu no serviço da missão de pregação de Sua Divina Graça.
Hare Krsna,
Seus servos,
Tamohara Das
Anuttama Das
Praghosa Das,
GBC Comitê Executivo
Fotos de Ananta-santi Prabhu e notícia de seu desaparecimento aqui
Notícia Relacionada 1-3 Apelo para Sarvabhavana dasa
Notícia Relacionada 2-3 Inauguração do Samadhi de Ananta Shanti Prabhu
Notícia Relacionada 3-3 Ananta-santi Prabhu desaparecimento
Fonte: gbc.iskcon.org
Por favor, me informem qualquer erro de tradução, gramática ou digitação para
correção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário