sexta-feira, 7 de março de 2014

História dos 10 anos do Advento do Pancha-tattva em Mayapur


3 de março de 2014

O Advento do Pancha-tattva em Sri Mayapur Dham


Sri Mayapur Dham na Bengala, a 70km ao norte de Calcutá na margem leste do sagrado rio Ganges, é o local de nascimento do Senhor Krishna Chaitanya Mahaprabhu. Por isso, é a sede e a casa espiritual do Movimento Hare Krishna, a Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna (ISKCON).

O Fundador-Acharya da ISKCON, Sua Divina Graça Srila A.C. Bhaktivedanta Swami
Prabhupada, visualizou, mais de trinta anos atrás, deidades de metal em tamanho real do Pancha-tattva para serem instaladas no grande templo principal, o Templo do Planetário Védico, no centro de uma grande cidade espiritual que ele quis que seus seguidores construíssem.
[...]

Modelos do Pancha-tattva foram feitos após pesquisar as escrituras sobre as exatas dimensões, proporções e qualidades de cada membro, os quais foram feitos de acordo com as descrições encontradas. Assim, cada um está posicionando Suas mãos diferentemente. O Senhor Chaitanya com Suas mãos abertas adora o Senhor Krishna para ensinar a todas as almas condicionadas como tomar o abrigo Dele. Nityananda e Gadadhara estão dançando e ao mesmo tempo encorajando as almas condicionadas a tomarem o abrigo dos pés de lótus do Senhor Chaitanya Mahaprabhu. Advaitacharya
está dançando em êxtase pelo Senhor Chaitanya, que apareceu por causa de seus ardentes chamados. Srivasa, em seu modo humilde de um devoto puro, está adorando o Senhor com suas mãos juntas. Todo estão dançando em êxtase no movimento de sankirtana. Os modelos foram então aprovados por vários devotos seniores e pelos membros do Comitê de Desenvolvimento de Sri Mayapur.


Se iniciando em 1997, foi feita a pesquisa para encontrar quem seria melhor qualificado para moldar as deidades, já que elas deviam ter 2,13 metros de altura e requeriam um artesão experiente. Após pesquisar por toda a Índia, os artesãos (sthapatis), de Kumbakonam em Tamil Nadu, Sul da Índia, foram identificados como os mais adequados. Estes artesãos estavam convencidos de que o Senhor Chaitanya era uma forma do Senhor Supremo após ouvirem citações do Srimad-Bhagavatam e outras escrituras autorizadas [...] os modelos de fibra foram feitos por Bharat Maharaja Dasa e após a inspeção do GBC e aprovação, a ordem para fazer o Pancha-tattva foi fixada pelo Pujari Chefe de Mayapur, Jananivasa Prabhu, em 19 de julho de 2002.
[...]

Bharat Maharaja e o Sthapati.


Pujari Chefe de Mayapur, Jananivasa Prabhu oferecendo

 orações e fazendo puja antes do começo do derretimento.

[...] As deidades são feitas de oito metais chamados ashta dhatu: cobre, bronze, estanho, chumbo, ferro, ouro, prata e aço. Entretanto, o Senhor Chaitanya é descrito como de cor dourada avermelhada; Gadadhara tem uma compleição similar à do Senhor Chaitanya; e Advaita Acharya é dito ser de cor clara. Deste modo cada deidade precisava de uma mistura única de metais de acordo com a compleição de cada personalidade. [...]

 

As deidades finalizadas do Pancha-tattva, cada uma pesando cerca de 3 toneladas, deixaram Kumbakonam no sul da Índia em 31 de janeiro de
2004. O grande caminhão carregando as deidades deixou o complexo dos Stapathis às 18 horas, um horário auspicioso calculado. [...]




Descarregando as deidades do caminhão.



O recém construído templo do Sri Pancha-tattva atrás do guindaste.

[...]


Entre a multidão trovoada de cinco mil devotos cantando o maha-mantra liderados pelos mais peritos cantores da ISKCON, que literalmente chamaram o Senhor Chaitanya e Seus associados para as formas das deidades, a função mais importante de instalação aconteceu em 21, 22 e 23 de fevereiro de 2004, com a abertura de olhos das deidades, mostrando-Lhes os itens auspiciosos, invocando Seus órgãos dos sentidos e membros e executando abhisheka (banho sagrado inaugural) e prana pratishtha (invocando Suas presenças vivas). 
[...]


Preparação para a cerimônia Tattva Niyasa Homa

[...]





 […] Com centenas de litros de líquidos cobrindo o altar, os pequenos estudantes do gurukula empurraram os rios de charanamrita para a esquerda usando os caules de plantas como rodos para conter e guiar as águas grossas.









No Navadvipa-mahatmya, o Senhor Nityananda prediz: adbhuta mandira eka haibe prakasha, gauranga nityaseva haibe vikasha - um templo impressionante se manifestará e o serviço eterno ao Senhor Gauranga desabrochará. À esquerda: um modelo do futuro templo do Pancha-tattva da ISKCON em Mayapur.

Na verdade, a perfeição da vida é estar meditando sobre Mayapur e desejando visitar Mayapur.

Tradução e resumo “[...]” por David Britto, 07 de mar de 2014
     Por favor, me informem qualquer erro de tradução, gramática ou digitação para correção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário