sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Festival do Aparecimento do Radha Kunda 2014 Bahulashtami: Dīpa-dāna, Snāna e Limpeza

Bahulashtami: Dīpa-dāna, Snāna e Limpeza

16 de outubro de 2014

No Padma Purāṇa, Kārtika Māhātmya, está declarado que o Radha Kund é muito querido por Shri Hari e que está situado perto da colina de Giri Govardhan. Ao tomar banho no Radha Kund no oitavo dia da lua quarto minguante no mês de Kārtika [Bahulāṣṭamī] pode-se agradar enormemente o Senhor Hari, que desfruta Seus passatempos lá. Este kunda [lago] é tão querido a Śrī Krishna como a própria Radha.

Como resultado de matar o demônio Arishtasur, uma lila de purificação mútua seguiu-se com o aparecimento do Shyama Kund do chute de Krishna, e mais importante o Radha Kund da escavação de Radha e das gopis, um convite a todos os rios celestiais e então um banho; agora, isto tornou-se uma celebração anual à meia-noite.

Todas as glórias a este dia de Bahulāṣṭamī, o aparecimento do Śrī Radha Kund!

Após banhar-Se no Radha Kund, Krishna declarou que dali em diante qualquer um que com firme fé tome seu banho neste dia alcançaria o mesmo amor extático que Radharani tinha por Ele. Radharani e Suas amigas então tomaram banho no Shyama Kund e Radhika declarou que qualquer um que tome banho no Shyama Kund, alcançará o mesmo amor extático que Krishna tem por Ela.


Este passatempo ocorreu às 23:45 no oitavo dia da lua quarto minguante no auspicioso mês de Kartika. Na noite passada [15 de outubro] milhares se deleitaram no dīpa-dāna e no banho da meia-noite. Uma bela deidade flutuante de Radharani presidiu, decorada em luzes de cores variantes. Um arati completo com três níveis de lâmpadas dīpa foi executado dos degraus por cinco pujaris entre o ressonante canto do nome de Radha.

 

Uma oferenda em nome de Srila Prabhupada, da ISKCON Radha Kund, foi permitida para patrocinar o dīpa-dāna com a ajuda dos devotos de todo o mundo: Braja, Índia, EUA, UK, Polônia, Ucrânia e Espanha — uma unidade na diversidade. Estes devotos limparam ambos os kundas e roupas, flores, entulhos e melões, bem no começo da manhã.


Este foi um festival de glorificação, para apreciar, honrar e facilitar, mas, mais importante, um esforço por preservar, proteger e cuidar do Dham.

Tradução por David Britto, 17 de outubro de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário