segunda-feira, 20 de outubro de 2014

A Primeira Cidade Vegetariana do Mundo

por: Shuriah Niazi worldcrunch.com
em 09 de outubro de 2014
Crédito da Foto: goista.com Templos jainistas em Palitana.

PALITANA — Jainismo é uma das mais antigas religiões do mundo e prega um caminho de não-violência a todas as entidades vivas. Na Índia, cerca de 5 milhões a praticam.

[…]

A cidade montanhosa de Palitana, no estado de Gujarat [Índia] é o lar de um dos locais jainistas mais sagrados, e muitos residentes não querem qualquer tipo de matança acontecendo aqui. Recentemente, 200 monges jainistas começaram uma greve de fome, ameaçando jejuar até a morte até que a cidade fosse declarada uma zona inteiramente vegetariana.

[…]

Eles alcançaram seu desejo. Em 14 de agosto o governo de Gujarat declarou Palitana uma “zona livre de carne”. Eles instituíram um banimento total de venda de carne e ovos, e também tornaram ilegal a matança de animais dentro dos limites da cidade.

É uma vitória para os vegetarianos, mas ruim para o negócio de outros. Pescadores como Nishit Mehru tiveram que parar inteiramente o trabalho. “Fomos parados de vender qualquer coisa em Palitana”, ele disse. “Eles não deveriam tomar esta decisão unilateralmente. Como sobreviveremos se não somos permitidos vender peixe? O governo não deveria tomar decisões sob pressão.”

Leia mais aqui


Tradução e resumo “[...]” por David Britto, 20 de outubro de 2014

Um comentário: