sexta-feira, 16 de março de 2012

Pesquisadores se voltam para a abóbada final em tesouro de templo indiano


Pesquisadores se voltam para a abóbada final em tesouro de templo indiano



Templo Sree Padmanabhaswamy em Thiruvananthapuram, capital do estado de Kerala

por D Jose
THIRUVANANTHAPURAM, India | Segunda feira 4 de julho de  2011 6:07am EDT

(Reuters) – Pesquisadores planejam arrombar a abóbada final escondida abaixo de templo hindu centenário, enquanto a polícia faz guarda dia e noite do santuário onde um tesouro valendo bilhões de doláres foi descoberto.
Durante a última semana uma equipe de sete membros de pesquisadores quebrou a quinta de seis abóbadas subterraneas secretas abarrotada com jóias que permaneceram intocadas por centenas de anos.
Espectadores e devotos se amontoram no santuário no alvoroçado centro de Thiruvananthapuram, a capital do estado indiano sulista do Kerala, quando os oficiais disseram que um tesouro valendo mais de U$20 bilhões foi encontrado –mais do que o orçamento para educação na India.
Sacos cheios de diamantes estavam empilhados próximo a toneladas de moedas de ouro e jóias, reportou a mídia, nas abóbadas do templo Sree Padmanabhaswamy do século 16, a capela real dos antigos governantes de Travancore, agora parte do estado de Kerala.
[…]
Enquanto as estimativas do valor do tesouro crescem, um acirrado debate se alastra sobre o que fazer com a descoberta, em um país onde 450 milhões vivem na pobreza.
Líderes da comunidade hindu querem que a riqueza seja investida no templo, equanto muitos intelectuais, incluindo o antigo juíz da Corte Suprema de Justiça V. R. Krishna Iyer sugeriram que ele deve ser usado para benefícios públicos.
O governo disse que apoiaria a regulação da Suprema Corte sobre a propriedade do tesouro encontrado no templo, o qual é controlado pela família real diferentemente de outros templos em Kerala que são administrados pelo governo.
[…]
Vários templos na Índia têm bilhões de dolares em valor de riqueza já que muitos devotos doam ouro e outros objetos preciosos como oferendas para instituições espirituais ou religiosas que cuidam de hospitais, escolas e faculdades.
O templo de Tirumala no lado oriental do estado de Andhra Pradesh estima ter 3.000 kg (6,600 lb) de ouro, um terço do que é depositado no Banco Estatal da Índia no ano passado, enquanto o guru espiritual Sai Baba, que morreu em abril, deixou propriedades estimadas em U$9 bilhões.
Of guru de yoga Baba Ramdev, que iniciou um jejum contra a corrupção no mês passado que lidera protestos contra o governo, construiu um império global de U$40 milhões por ano através da yoga e vários produtos e serviços espirituais.
(Escrito por Henry Foy)
Matéria completa em:
matéria no sítio do templo:
tradução resumida: David Britto

Nenhum comentário:

Postar um comentário